Introdução
Registro, documentação ou necessidade de expressão, sacra ou profana, o fato é que a incisão ou gravado sobre superfícies rijas está presente desde que se conhece a história do homem. É de se supor que o esforço de apropriação e revelação de seu universo, milhares de anos antes da invenção do papel e da imprensa, tenha levado o homem a uma forma de registro. Possivelmente esta intenção aliada ao gesto de gravar impregnou de características específicas aquilo que iria estruturar uma "linguagem" bem distinta da do desenho, da pintura, da escultura, da fotografia e do cinema.
A troca, a comunicação e a divulgação no momento em que o homem se organiza socialmente, e especificamente com o advento dos primeiros núcleos urbanos, criaram a necessidade de encontrar um meio de multiplicação não só de texto como também de imagens. As implicações culturais e sociais que daí advieram são indiscutíveis.
A multiplicação de um original - a partir de uma matriz geradora veio romper a tradição valorativa da peça única, provocando uma renovação que iria afetar, inclusive o conceito e as avaliações estéticas. O valor de uma obra que aumenta ou diminui pelo fato de estar limitada a um possuidor privilegiado é quando muito, posta em questão. Esse valor na obra de multiplicação aumenta na medida do seu desdobramento, uma vez que patrocina a possibilidade de um convívio sem barreiras geográficas, sociais e culturais, com imagens, conceitos permanentemente transformadores da realidade. Assim a gravura vem expressar os anseios dos homens, sociais e culturalmente distanciados e diferenciados, consignados deste modo o seu alto sentido democrático.
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Dorothea Bilder
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A0036
Dorothea Bilder obteve um Bacharelado em Belas Artes, com especialização em Arte, com ênfase em pintura e gravura, pela Illinois Wesleyan University, Bloomington, Illinois em 1962. Posteriormente, ela frequentou a Southern Illinois University (SIU), em Carbondale, Illinois, para obter um mestrado em Belas Artes (MFA) licenciatura em pintura, com especialização em gravura. Enquanto estava na SIU, ela recebeu um estágio de dois anos como assistente de ensino de desenho, ganhando seu MFA em 1964. Após seu MFA, Dorothea lecionou na região de Chicago e fez pós-graduação na The School of the Art Institute of Chicago, estudou na Universidade de Perugia, Perugia, Itália e La Romita School of Art em Terni, Itália. Dorothea ingressou no corpo docente do então Departamento de Arte da Northern Illinois University em 1968 como professora assistente de arte, ensinando desenho básico, aulas de desenho vivo e apreciação de arte. Em 1972, ela recebeu a posse e foi promovida a professora titular. Em 1996, Dorothea foi eleita presidente da Divisão de Desenho, Pintura, Gravura e Ilustração quando se fundiu com as disciplinas de estúdio tridimensional de escultura, fibras, metais e cerâmicas agora conhecidas como Divisão de Estúdio de Belas Artes. Ela serviu como líder dessa divisão por um total de seis anos. Ao longo de sua carreira, Dorothea atuou em vários comitês de escolas, faculdades e universidades. Ela atribui seu mandato de 35 anos e seu desenvolvimento profissional no ensino a um amor pessoal pela arte, um compromisso com o ensino e seu desejo e atitude positiva de trabalhar com professores e alunos para auxiliar no aprendizado das artes visuais. Ela trabalhou especialmente duro para manter a gravura na Northern uma disciplina vital durante a década de 1990. Após o semestre da primavera de 2003, na época de sua aposentadoria do ensino em tempo integral, Dorothea refletiu sobre suas memórias especiais de ensino. Uma experiência que vai desde os grandes cursos de apreciação de arte que lecionou no auditório nos primeiros anos, até os anos seguintes de ensino de desenho inicial e desenho vivo, e sua concentração posterior no ensino de impressão em relevo e serigrafia. Ela decidiu estabelecer esta bolsa como forma de continuar a contribuir para a educação de outras pessoas nas artes visuais.
fonte: Northern Illinois University